sábado, 18 de fevereiro de 2012

Anjos na Neve, James Thompson




Sinopse: "O inspetor Kari Vaara é o protagonista deste romance que nos leva ao submundo violento e obscuro da Finlândia, onde a noite polar, kaamos, é a época mais lúgubre do ano. Quando uma bela imigrante somali aparece brutalmente mutilada num campo coberto de neve, com uma injúria racista gravada no ventre, Kari Vaara sabe que é crucial manter o crime em segredo, pois este seria um escândalo num país que convive mal com a sua xenofobia. Por outro lado, as exigências da investigação começam a afetar o seu próprio casamento - Kate, a atual mulher, norte-americana, adapta-se mal à cultura e ao modo de vida finlandês. E o próprio Vaara vê-se inesperadamente confrontado com o passado: as suas suspeitas sobre o assassino da jovem somali recaem no homem por quem a sua primeira mulher o trocou...".

Este livro é um excelente policial cuja acção decorre no norte da Finlândia, na Lapónia Finlandesa, durante o kaamos, isto é, durante a época de Inverno, em que é sempre noite. Como história policial, é das mais bizarras e complicadas que já li. Mantém o suspense até ao final. Sempre que achava que já sabia quem tinha cometido o crime e por que motivo acontecia alguma coisa que baralhava os dados todos. O mesmo ia acontecendo com o inspector, que viu a sua investigação dar grandes voltas e reviravoltas.

Por outro lado, o livro apresenta um olhar muito interessante sobre a sociedade e cultura da Finlândia. As descrições da geografia da região (que não são de modo algum exaustivas) são bastante apelativas. Fiquei com imensa vontade de visitá-la naquela altura do ano, e ver a Aurora Boreal e, sobretudo, os lagos gelados e a neve que reflecte a pouca luz existente e confere à paisagem tonalidades de cinzento claro - deve ser lindo!

Quanto às personagens, achei-as bastante realistas e humanas, com destaque para o inspector e para Kate. A escrita bastante fluente, os capítulos curtos, a estória contada num crescendo de suspense, tudo me levou a uma leitura compulsiva. Sem dúvida um livro a não perder e um autor a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário